Terapias Alternativas, o quão úteis elas podem ser.

As terapias alternativas, ou complementares, não fazem parte, tradicionalmente do tratamento das doenças. Mas elas vem tomando um vulto muito grande para a melhora de pacientes, principalmente os de câncer ou os soro positivos e também para o tratamento de problemas motores ou simplesmente para aliviar o estresse, combater dores e até auxiliar no tratamento da depressão

Algumas delas são encontradas em diversos hospitais da rede pública. Aconselha-se sempre a autorização/acompanhamento do médico para algumas delas, para que não agravem o estado de saúde do paciente.

 

Conheça algumas dessas terapias:

Acupuntura

acupuntura
A técnica milenar da medicina chinesa consiste em estimular, com finas agulhas, determinados pontos do corpo por onde a energia circula. Vem sendo muito utilizada entre soropositivos para minimizar efeitos colaterais como enjoos, náuseas, vômitos e dores em geral. No Brasil, é reconhecida como especialidade médica há quase uma década.

Shiatsu

shiatsu
Utiliza os mesmos pontos e princípios da acupuntura e a pressão é feita com a polpa dos dedos. Os benefícios são: melhora do sistema circulatório, maior flexibilidade aos músculos, recuperação do equilíbrio do sistema ósseo, melhor funcionamento do sistema digestivo e maior controle do sistema endócrino.

Watsu

watsuO watsu é uma terapia alternativa que faz um trabalho corporal dentro da água. Além da aplicação da técnica de pressão dos pontos vitais- a mesma do Shiatsu- ela conta com os benefícios terapêuticos da água aquecida.

 

Fitoterapia/Ervas medicinais

therapy1-2
São muito utilizadas em todas as regiões do país e estão sendo implantadas no Sistema Único de Saúde (SUS). São usadas em substituição a alguns medicamentos industrializados. Mas devem ser consumidas com cuidado, pois algumas são proibidas para quem toma remédios antiaids.

Aromaterapia

terapias
É um ramo da fitoterapia que utiliza óleos de plantas para o tratamento de desequilíbrios emocionais. Ela se baseia no efeito psicológico que os aromas produzem nas pessoas. A técnica auxilia no controle do estresse, tratamento de dores e desequilíbrios emocionais. Conheça outros benefícios dos poderosos óleos

Musicoterapia

terapias musicoterapia
Muitas pesquisas comprovam que a música, além de alegrar e relaxar, também possui propriedades terapêuticas. Daí surgiu a Musicoterapia que utiliza as propriedades do som com fins terapêuticos. Essa terapia pode ajudar as pessoas a se comunicarem e melhorarem seus relacionamentos, e também ajuda a aliviar sintomas causados por doenças.

Cãoterapia

caoterap

Estudos mostram que o simples contato com um animal já é o suficiente para promover bem-estar. Muitos benefícios já foram comprovados, como: diminuição da pressão sanguínea e cardíaca, melhora no sistema imunológico, na capacidade motora e memória, aumento da autoestima. Também estimula a interação social e tem uma ação calmante e antidepressiva, o que resulta, em alguns casos, na redução da quantidade de medicamentos.

Equoterapia
horse-terapia
É um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.

Gameterapia

gameterapiaEssa para mim foi uma surpresa. Mas vamos lá: É usada para desenvolvimento da coordenação motora, recuperação de grupos motores em caso de lesões ou como no Hospital Ofyr Loyola, em Belém do Pará, apenas para  diminuir a tensão e o estresse do tratamento médico.

Me conte, você conhece outras Terapias Alternativas?

Estamos ajudando com a divulgação do trabalho da Terapeuta Ocupacional, Márcia Patricia, do Hospital Ofyr Loyola que vem desenvolvendo um trabalho lindo, através da Gameterapia, lá em Belém do Pará.. mas que ainda precisa de algumas coisas.. isso você vai saber, acessando o Nós Nerds e o Podcast do NósNerds, onde ela vai contar o que faz e o que precisa. Divulguem esses links, por favor.

 

Please follow and like us:

Fale conosco: