Os 5 Sensos ou 5 Ss, um método incrível

A metodologia 5 S foi criada no Japão. E é uma metodologia muito utilizada na Administração. Como coach, eu acho uma ótima metodologia, a ser difundida, pois facilita muito a vida.

Para se entender melhor, é necessário conhecer os 5 Sensos, ou 5 Ss. São eles:

5Ss

  1. – SEIRI (SENSO DE UTILIZAÇÃO): SEPARAR AS COISAS NECESSÁRIAS DAS DESNECESSÁRIAS;
  2. – SEITON (SENSO DE ORGANIZAÇÃO): ORDENAR E IDENTIFICAR AS COISAS, FACILITANDO ENCONTRÁ-LAS QUANDO DESEJADO;
  3. – SEISOU (SENSO DE ZELO): CRIAR E MANTER UM AMBIENTE FÍSICO AGRADÁVEL;
  4. – SEIKETSU (SENSO DE HIGIENE): CUIDAR DA SAÚDE FÍSICA, MENTAL E EMOCIONAL DE FORMA PREVENTIVA;
  5. – SHITSUKE (SENSO DE DISCIPLINA): MANTER OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DA REPETIÇÃO E DA PRÁTICA.

Esse programa tem por objetivo buscar a disciplina, através de consciência e responsabilidade de forma a tornar o ambiente, seguro, produtivo e agradável.

Vamos ver como podemos aplicas os 5 Sensos:

Aplique o SEIRI. Tenha o senso de utilização sempre em mente. Se ao tocar um objeto, você pensar: “Acho que um dia vou precisar disto…”, descarte-o objeto, pois você não vai utilizar-se dele, com certeza. Pode ser uma roupa que nunca vestiu, por não lhe servir ou agradar mais, mas essa mesma roupa pode ser util para uma outra pessoa. Podem ser livros antigos, hoje hospedeiros do pó, que contribuirão com a educação de uma criança ou um jovem universitário. Seja seletivo. Elimine papéis que apenas ocupam espaço em seus arquivos, incluindo revistas e jornais que você acredita estar colecionando. Organize sua geladeira, a sua farmacinha  e sua despensa – você ficará impressionado com o número de itens com prazo de validade expirado.

Aplique o SEITON. Separe itens por categorias, enumerando-os e etiquetando-os. Agrupe suas roupas obedecendo a um critério, como por exemplo, dividir vestimentas para uso no lar, daquelas destinadas para trabalhar, de outras utilizadas para sair a lazer, depois organize por cor. Organize seus livros por gênero (romance, ficção, técnico etc.) e em ordem de relevância e interesse na leitura. Separe seus documentos pessoais e profissionais em pastas ou gavetas.  Estes procedimentos lhe revelarão o que você tem e atuarão como “economizadores de tempo” quando precisar buscar por uma informação

Aplique o SEISOU. Você irá harmonizando o seu ambiente. Talvez esse seja o momento para efetuar pequenas mudanças de layout: alterar a posição de móveis, colocar um quadro na parede, melhorar a iluminação, fazer uma pintura nova na casa ou um conserto que você está deixando de lado faz tempo.

Agora aplique o SEIKETSU, que corresponde aos cuidados com seu corpo, procure dormir para de fato descansar, alimente-se de forma correta e balanceada, faça exercícios físicos. Mantenha sua mente em equilíbrio entre trabalho, família e lazer. E não esqueça de cultivar a fé.

Por fim, e não menos importante, aplique o SHITSUKE, ele é fundamental, e significa controlar e manter as conquistas realizadas. Quando você chega aqui, você olha e vê que na vida, todos os ciclos se repetem.

Mantendo sempre esses 5 sensos em sua mente e praticando, aposto que harmonizar sua casa, sua vida será bem fácil.

Aqui você verá, em quadrinhos, os 5 Sensos aplicados em empresas:

Os 5 Ss em quadrinhos

Please follow and like us:

Fale conosco: