10 Maneiras de Estimular a Criatividade

Se você se sente girando no mesmo lugar, sem chegar a lugar nenhum, pode ser hora de parar de trabalhar tão duro. Pois fazendo menos, você pode liberar algum espaço mental e físico, permitindo a sua criatividade florescer e fazer seus dias mais produtivos (e menos estressante).

Quando sua vida está transbordando de coisas, eventos e afazeres, a ocupação tende a expulsar a calma, a contemplação e a criatividade.

Foi assim comigo e eu consegui, usando essas 10 maneiras de fazer uma mudança positiva, fazendo menos, para render mais.

Aqui estão as 10 maneiras de estimular a criatividade:

  1. Pense menos.
    10-maneiras-estimular-criatividade-01
    Quando você tem um milhão de coisas em sua mente, é impossível se concentrar em apenas uma. Pratique dar uma pausa, para reorientar-se em determinados intervalos ou a cada dia. Você pode criar uma lista de rotina, fazendo isso, pode ficar muito mais fácil lembrar o que fazer. Medite, relaxe, simplesmente foque na sua respiração e observe seus pensamentos à medida que ocorrem, sem se prender em qualquer um deles.
  2. Faça menos fotografias.
    10-maneiras-estimular-criatividade-02
    Atualmente, metemos o dedo nos cliques das máquinas digitais ou mesmo nos celulares, fazendo um monte de fotos. Por que não tentar focar sua mente sobre o que, exatamente, você deseja capturar antes de disparar e limitar-se a um único click de cada vez? Restringindo-se vai ajudar a aguçar seu olho e a sua observação, resultando em melhores fotografias ao longo do tempo. Pense nisso.
  3. Gaste menos tempo em sua mesa.
    10-maneiras-estimular-criatividade-03
    Levante a mão se você é do tipo que gasta muito tempo em devaneios, na sua mesa, ou fazendo compras on-line ou mesmo lendo blogs e trabalhar que é bom…. Se você é assim, não precisa se espantar porque a maioria de nós fazemos isso!
    Não é bom para o seu corpo, ficar sentado por muito tempo mantendo a mente focada em uma tarefa por horas seguidas. Levante-se, vá lá fora dar uma voltinha, faça um chá ou ligue para um amigo. Faça algo diferente para agitar as coisas e você pode voltar para sua mesa revigorada e pronta para voltar a trabalhar.
  4. Envolva-se com menos coisas.
    10-maneiras-estimular-criatividade-04
    Desordem em seu ambiente pode distraí-lo e até mesmo te deixar de baixo astral. Limpe e desfaça do excesso de coisas que existem em seu ambiente de trabalho, em sua mesa e arrume o que sobrou – Pode parecer cruel, principalmente quando se trata de seu espaço de trabalho e áreas criativas. Mas acredite, é como limpar a mente, dando espaço para coisas novas.
  5. Ofereça-se menos opções
    10-maneiras-estimular-criatividade-05
    As pessoas ficam sobrecarregados pelo excesso de opções – por isso em vez de oferecer tudo o que você pode pensar, reduza para o melhor que você tem. Em sua vida pessoal, limitar suas escolhas é uma boa maneira de parar de desperdiçar energia. Mantenha lista de compras e suas receitas favoritas escritas, para que você não tenha que reinventar a roda toda vez que for fazer compras ou algo para comer. Simplifique seu negócio e sua vida.
  6. Ver menos pessoas.
    10-maneiras-estimular-criatividade-06
    Todos nós sabemos que ser muito isolado não é bom, mas saiba que algum tempo sozinho é realmente vital para a sua criatividade. Enquanto determinados projetos funcionam melhor em um ambiente de grupo, com todos contribuindo com ideias, às vezes é melhor recuar para o seu canto e pensar sobre as coisas em seu próprio espaço. Em sua vida pessoal, certifique-se que você está se dando bastante tempo sozinho, para restabelecer-se entre atividades profissionais e compromissos sociais.
  7. Faça menos pesquisa.
    10-maneiras-estimular-criatividade-07
    Você vive fazendo pesquisas em cima de pesquisas no Google? Eu admito que faço! E quando ela é admirável eu vou buscando sempre algo a mais do que estava inicialmente procurando. Pesquisar em cima das pesquisas, leva ao esgotamento e desperdício de tempo. Foque no que procura, achou, pronto, tá acabada a pesquisa.
  8. Gaste menos dinheiro
    10-maneiras-estimular-criatividade-08
    Às vezes, quando estamos nos sentindo menos inspirados, o fascínio por um novo produto, livro, roupa ou algum novo dispositivo, pode parecer uma solução rápida – quando, na verdade, mais frequentemente, usando o que você tem vc pode ter soluções mais criativas. Faça funcionar, com o que você já tem!
  9. Passe menos tempo indo de um lado para o outro.
    10-maneiras-estimular-criatividade-09
    Se você está indo para trás e para frente sobre uma decisão que você precisa tomar, a melhor solução é parar e fazer outra coisa em seu lugar. Depois de ter todos os fatos, tomar decisões muitas vezes se resume ao instinto – e o instinto é muito mais fácil de ouvir quando você está se sentindo tranquilo. Vá dar uma volta e comprometa-se a tomar uma decisão rápida quando você voltar.
  10. Faça apenas uma coisa de cada vez.
    10-maneiras-estimular-criatividade-10

    Não seja multitarefa! Saltando de um projeto para outro, o cérebro tende a não se concentrar, com facilidade, no tema principal. Faça as coisas uma de cada vez e permita-se concentrar-se completamente nelas.
  11. (Bonus) A cada conquista, criativa, presenteie-se
    Não estou querendo dizer que é para gastar.. gastar e gastar.. Você, com certeza, sabe quais são os seus pequenos mimos. Seja um livro, um capuccino, um sorvete em uma linda taça, um CD, canetas coloridas ou simplesmente aquele bombom que você vem evitando por 3 meses. Você precisa se premiar, pois você conseguiu o que pretendia. Então, pense em você um segundo (eu aconselho pensar mais) e a cada conquista, ganhe um troféu!Me conte, você já fez algo, em menor proporção, para melhor mais o seu rendimento ou sua criatividade?

E foi engraçado, ler o ítem 10, e me ver esse livro, recomendado por diversas pessoas…

dica de livro- fengshui-dicas

Please follow and like us:

Fale conosco: